Ciências 4º ano

DEZEMBRO
______________________
  • Aula do dia 22/12/2020(quinta-feira)

Oi, meu amores!

Hoje finalizamos nossa matéria de ciências.
Assistam ao vídeo abaixo.

Agora, leiam as páginas 186, 187, 188, e 189. Depois façam as atividades 1, 2, 3 e 4 das páginas 190 e 191.

Obrigada pela parceria e confiança.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Adoro vocês!!!!

  • Aula do dia 17/12/2020(quinta-feira)

Boa tarde, pessoal!

Na aula passada vocês fizeram as atividades das páginas 182 e 183, confiram suas respostas no gabarito.

Hoje vocês devem fazer as páginas 184 e 185 (Não é preciso fazer a questão número 9).

Qualquer dúvida me chame!

Até mais!

  • Aula do dia 10/12/2020(quinta-feira)

Boa tarde, turma!
Nas últimas aulas, vimos algumas doenças que são causadas por vermes.

Hoje veremos as doenças causadas por fungos, vírus e bactérias, os microrganismos.

Leiam as páginas 175, 176, 177, 178, 179, 180. Depois façam as atividades das páginas 182 e 183.

Bons estudos!

🌸🌸🌸🌸🌸 

  • Aula do dia 08/12/2020(terça-feira)

Olá, galerinha! 

Hoje a nossa aula é pela plataforma Plurall. Corrigiremos a revisão de ciências para atividade avaliativa. 

Aguardo todos vocês as 16h.

Até logo!

💖💖💖💖

  • Aula do dia 03/12/2020(quinta-feira)

Oi, turma!

Hoje vamos conhecer algumas doenças que são causadas por vermes e que podem ser muito prejudiciais a nossa saúde.

Leiam as páginas 170, 171, 172, 173 e façam as atividades da página 174.

Vejam o vídeo abaixo e entendam um pouco mais sobre as verminoses.

Obs: Na segunda-feira deixarei aqui a revisão para atividade avaliativa, a revisão será corrigida na aula de terça-feira, dia 8 de dezembro.

Bom fim de semana!

💚💛💚💛💚💛

  • Aula do dia 01/12/2020(terça-feira)

Olá, galerinha!

Na aula de hoje vamos ver o que é o saneamento básico.

Leiam as páginas 164, 165 e 166 do livro e faça as atividades da página 167.

Assistam ao vídeo abaixo e saibam um pouco mais sobre o assunto.

Ótima tarde de estudos!

Beijos! 

😍😘🌹🌻

__________________________

NOVEMBRO 

_____________________________________________
  • Aula do dia 26/11/2020(quinta-feira)

Boa tarde, lindezas!!!

Hoje é o nosso trabalho de ciências. Ele já está na plataforma Plurall, ele ficará disponível de 13h as 20h. Não deixem para última hora.

Acredito em vocês! 

  • Aula do dia 24/11/2020(terça-feira)

Boa tarde, turma!

Na aula de sexta, começamos a conversar sobre o nosso corpo e a nossa alimentação, continuaremos com este assunto na aula de hoje.

Leiam as páginas 157, 158, 159, 161 e 162. Depois façam as atividades das páginas 160 e 163 (Escreva a resposta da atividade número 2 no caderno).

Assistam ao vídeo abaixo e saibam mais um pouquinho.

Bons estudos!
  • Aula do dia 19/11/2020(quinta-feira)

Boa tarde!

Olá, galerinha!

Nossa aula hoje é interativa pela plataforma Plurall.

Não se esqueçam do livro.

Aguardo vocês as 16h.

Até mais!

✌✌✌✌✌

  • Aula do dia 17/11/2020(terça-feira)

Boa tarde!

Na aula de hoje, vamos conhecer os sistemas do corpo humano.

Assistam ao vídeo abaixo.

Na aula de quinta-feira, que será pela plataforma Plurall, conversaremos mais sobre esse assunto.

Até quinta!

  • Aula do dia 12/11/2020(quinta-feira)

Olá, galera!

Não se esqueçam de corrigir as atividades das páginas 143 e 144.

Hoje vamos estudar os músculos e os ossos do corpo humano.

Assistam ao vídeo abaixo, depois leiam as páginas 145, 146, 147 e 148, para finalizar façam as atividades da página 149.

Até mais!

  • Aula do dia 10/11/2020(terça-feira)

Olá, pessoal!

Hoje vamos começar a estudar o ser humano.

Leiam as páginas 140, 141, 142 e façam as atividades das páginas 143 e 144.

Bons estudos!!!

  • Aula do dia 05/11/2020(quinta-feira)

Olá, pessoal!

Na aula de hoje vocês farão o trabalho de Ciências na plataforma Plurall.

O trabalho estará disponível de 13h as 20h.

Façam com calma e atenção.

Bom trabalho!

______________________
Outubro
_______________________________________________
  • Aula do dia 22/10/2020(quinta-feira)

Olá, pessoal!

Nossa aula hoje é revisional para a atividade avaliativa de ciências, amanhã.

Aguardo todos vocês as 15h na plataforma Plurall.

Estejam com a revisão pronta.

Até logo!

  • Aula do dia 13/10/2020(terça-feira)

Oi, meus amores!

Na aula de hoje, vamos como o ser humano convive e se relaciona com os outros animais.

Leiam a página 134 e façam a atividade da página 135.

Abaixo está a nossa revisão para atividade avaliativa de ciências, ela pode ser feita até dia 22 de outubro.

Qualquer dúvida me procure!

Bons estudos!

  • Aula do dia 08/10/2020(quinta-feira)

Boa tarde!

Turminha na aula de hoje, continuaremos vendo sobre a cadeia alimentar, leiam a página 131, 132 e façam a atividade da página 133.

Saudades!

  • Aula do dia 06/10/2020(terça-feira)

Oi turminha linda!

Vamos continuar falando sobre a importância dos seres vivos. Hoje veremos a cadeia alimentar.

Leiam a página 128 e façam as atividades da página 129 e 130.

Assistam ao vídeo abaixo e saibam mais sobre a cadeia alimentar.

Façam com atenção, acredito em vocês!

Beijinhos 

  • Aula do dia 01/10/2020(quinta-feira)

Olá, amores!

Nossa aula de hoje é em tempo real pela plataforma Plurall. Aguardo todos vocês as 16h.

Estejam com o livro de ciências em mãos.

Até mais!

______________________________________
Setembro
   __________________________________
  • Aula do dia 29 de setembro (terça-feira)

Boa tarde, galerinha linda!

Não se esqueçam de corrigir as atividades da aula anterior.

Na aula de hoje vamos ver a reprodução dos animais.

Leiam as páginas 122 e 123 do livro, depois façam as atividades da página 124.

Qualquer dúvida, não hesite em me chamar.

Ótimos estudos amores!

  • Aula do dia 24 de setembro (quinta-feira)

Oi, gente!

Não se esqueçam de corrigir a atividade da aula passada.

Hoje vamos ver os animais invertebrados.

Leiam as páginas 118 e 119. Depois façam as atividades das páginas 120 e 121.

Qualquer dúvida é só chamar!

Beijinhos!!!
  • Aula do dia 22 de setembro (terça-feira)

Oi galera, boa tarde!

Na aula de hoje vamos fazer atividade sobre os animais vertebrados.

Leiam as páginas 116, 117 e 118, a leitura delas ajudará na realização das atividades.

Bons estudos meus amores!

  • Aula do dia 17 de setembro (quinta-feira)

Olá, lindezas!

Nossa aula de hoje é em tempo real pela plataforma Plurall. Aguardo todos vocês as 16h.

Estejam com o livro de ciências.

Até mais!

  • Aula do dia 15 de setembro (terça-feira)

Olá, turma!

Na aula de hoje vamos começar a estudar os animais.

Assistam ao vídeo abaixo e depois façam as atividades da página 115.

Até mais! 

🌺🌺🌺🌺

  • Aula do dia 10 de setembro (quinta-feira)

Oi, pessoal!

Nossa aula de hoje é em tempo real pela plataforma Plurall. Aguardo todos vocês as 16h.

Estejam com o livro de ciências.

Até logo!

  • Aula do dia 08 de setembro (terça-feira)

Olá, meus amores!

Descansaram no feriado? Espero que sim.

Na aula de hoje, vamos ver a função da flor.

Leiam as páginas 106 e 107 e façam a atividade das páginas 108 e 109.

Assistam ao vídeo abaixo e saibam mais sobre a polinização.

Continuaremos falando sobre esse assunto na nossa aula em tempo real na quinta-feira. 

Bons estudos!

🌷🌷🌷🌷🌷🌺🌺🌺🌺🌺

  • Aula do dia 02 de setembro (quinta-feira)

Oi, pessoal!

Boa tarde!

👉Vamos continuar estudando sobre as plantas, veremos o que é a fotossíntese. Assistam ao vídeo abaixo, depois leiam as páginas 102 e 103 e façam as atividades das páginas 104 e 105.

Façam a experiência da atividade número 1. Vocês vão gostar!

Até logo!

____________________________________

  • Aula do dia 01 de setembro (terça-feira)

Olá, amores!

Boa tarde!

Na aula de hoje vocês farão o trabalho ciências.

Nosso trabalho está na plataforma Plurall e estará disponível de 13h as 20h.

Acredito em vocês!

Bom trabalho! 

_______________________________
Agosto
___________________________________________________________
  • Aula do dia 27 de agosto (quinta-feira)

Olá, gente!

Nossa aula de hoje é em tempo real pela plataforma Plurall. 

Aguardo todos vocês as 16h.

Estejam com o livro de ciências.

Até mais!

  • Aula do dia 25 de agosto (terça-feira)

Oi lindezas!

Tudo bem?

Na aula de hoje vamos começar a estudar sobre 

os seres vivos, vamos começar com as Plantas.

⇨Assistam ao meu vídeo abaixo, leiam as páginas 94, 95 e 96 e façam a atividade da página 97.

Bons estudos!

  • Aula do dia 06 de agosto (quinta-feira)
Oi, gente linda!

Vamos para mais uma aula revisional?

Assistam ao vídeo e façam a revisão.

Bons estudos!

  • Aula do dia 04 de agosto (terça-feira)
Olá, meus amores!

Vamos iniciar mais uma semana, que coisa maravilhosa!!!

Nossa aula de hoje é uma revisão de ciências.

Assistam ao vídeo e depois façam a atividade.
Qualquer dúvida estou aqui.
_______________________________________________________
Julho
___________________________________
  • Aula do dia 23 de julho (quinta-feira)
Olá, turma!

Nossa aula de hoje é em tempo real pela plataforma Plurall. 
Aguardo todos vocês as 16h.

Estejam com o livro de ciências em mãos.

Até logo! 
  • Aula do dia 21 de julho (terça-feira)
Boa tarde!

Na aula de hoje vamos ler as páginas 84, 85 e 86 do livro de ciências.

Acredito em vocês!

Até quinta! 
  • Aula do dia 16 de julho (quinta-feira)
Boa tarde!

Tudo bem com vocês?

Na aula de hoje vamos ler as páginas 79, 80, 81 e 82. 
Depois vocês devem fazer as atividades da página 83. 
( Não é necessário fazer a atividade número 4).

Assistam aos vídeos abaixo e saibam um pouco mais. 




Até segunda!
  • Aula do dia 14 de julho (terça-feira)
Olá amores, boa tarde!

Na aula de hoje vamos copiar um texto sobre os Recursos Naturais.

Assistam ao vídeo abaixo com um recadinho para vocês e depois copiem.


Texto↧↧↧↧

Recursos naturais


Podemos chamar de recursos naturais todos os elementos disponibilizados pela natureza que podem ser utilizados pelas atividades humanas. Dessa forma, as florestas, o solo, a energia solar, o movimento dos ventos, os animais, os vegetais, os minérios, a água e muitos outros são recursos naturais, pois a sociedade utiliza-os economicamente.
Inicialmente, o ser humano mantinha uma relação de equilíbrio com a natureza. Porém, com o tempo, foram sendo desenvolvidas técnicas de acúmulo e plantio que permitiram ao homem que fizesse maiores transformações sobre o meio e também sobre o espaço geográfico.
Existem diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras atividades socioeconômicas.
Com o passar dos milênios, as diferentes técnicas foram aprimorando-se, e as sociedades foram desenvolvendo formas de apropriar-se mais e melhor dos elementos da natureza, o que intensificou a exploração dos recursos naturais. Essa utilização cada vez maior desses recursos poderá, futuramente, resultar em sua extinção.
Para melhor entender essa questão, os recursos naturais são classificados em renováveis e não renováveis:
Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).
Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que não possuem capacidade de renovar-se ou que a renovação é muito lenta, levando milhares de anos para ser concluída. É o caso do petróleo, que leva um longo período geológico para formar-se, mas é retirado rapidamente graças ao desenvolvimento de técnicas específicas. Os minérios em geral (ouro, cobre, ferro e outros) são exemplos de recursos não renováveis que podem esgotar-se no futuro.
É válido lembrar que até mesmo alguns dos recursos renováveis poderão se tornar mais escassos caso sejam utilizados indevidamente. A água, mesmo se renovando, pode acabar, pois o ser humano só pode consumir a água potável, que se diminui cada vez mais com a poluição dos rios e dos recursos hídricos em geral. O solo, por sua vez, caso não seja preservado, também pode tornar-se improdutivo. As florestas sofrem com o avanço do desmatamento pelo mundo, de modo a prejudicar ainda mais a disponibilidade dos bens por elas fornecidos.

Texto de: Rodolfo F. Alves Pena


Até quinta!
  • Aula do dia 09 de julho (quinta-feira)
Oi, lindezas!

Nossa aula de hoje é em tempo real pela plataforma Plurall. 
Aguardo todos vocês as 16h.

Estejam com o livro de ciências.

Não se esqueçam de conferir o gabarito da atividade da aula anterior.

Até logo!
  • Aula do dia 07 de julho (terça-feira)
Oi gente!

Lembraram de corrigir a atividade da aula anterior?

Na aula de hoje continuaremos estudando sobre o ar.

Leiam as páginas 76 e 77, depois façam a atividade da página 78. 
(Não é necessário fazer a atividade número 5).

Conversaremos mais sobre o que vão fazer na aula de hoje na quinta-feira, na nossa aula em tempo real pela plataforma Plurall.

Bons estudos!
  • Aula do dia 01 de julho (quinta-feira)
Boa tarde, turma!

Na aula de hoje vamos ler a página 74 e fazer as atividades da página 75.

Conversamos sobre o assunto da atividade na nossa aula em tempo real semana passada. Lembram?

Qualquer dúvida é só me chamar.


Acredito em vocês!
____________________________________
Junho
Meus amores, estou morrendo de saudades!
Que este novo mês seja repleto de realizações, 
alegrias e muitos aprendizados.
________________________________________
  • Aula do dia 30 de junho (terça-feira)
Olá pessoal!

Hoje é o nosso trabalho de ciências. Ele já está na plataforma Plurall, ele ficará disponível de 13h as 20h. Não deixem para última hora.

Acredito em vocês! Bons estudos!
  • Aula do dia 25 de junho (quinta-feira)
Oi 4º ano, boa tarde!

Hoje a nossa aula de ciências será na plataforma, estejam com o livro de vocês em mãos.

Aguardo todos as 16h. Lembrem-se, vocês precisam entrar na plataforma Plurall e ir no link aula digital. 

Estarei aguardando vocês!

Já estou ansiosa!

Beijinhos
  • Aula do dia 04 de junho (quinta-feira)
Olá, lindezas!  Boa tarde!

Vamos continuar nossa aula revisional. Assistam ao vídeo e façam a atividade.
Lembrem-se, a correção das revisões será feita na nossa aula on-line que será marcada com antecedência.

Saudades!!!❤❤❤❤❤❤
  • Aula do dia 02 de junho (terça-feira)
Boa tarde, 4º ano!

Vamos iniciar nossa aula revisional para as atividades avaliativas.

Assistam ao vídeo e façam a atividade.

Qualquer dúvida, já sabe! Me chama!

Abraços 
________________________________
Bem-vindo Maio!
Olá lindos e lindas!
Agora as atividades do mês estarão aqui, na parte superior da página. Assim, vocês encontrarão as atividades com mais rapidez e agilidade. Continuem se dedicando e contem conosco! Estou morrendo de saudades! 
_____________________________________________
  • Aula do dia 28 de maio (quinta-feira)
Oi, turminha!

Gostaram dos vídeos da aula anterior? Espero que sim.

Hoje vamos continuar estudando sobre o ar.

Leiam as páginas 69, 70 e 71 e façam as atividades das páginas 72 e 73
 (Não é necessário fazer as questões números 4, 5 e 6)

Até segunda lindezas!
  • Aula do dia 26 de maio (terça-feira)
Olá, lindos e lindas!

Agora que já copiamos o texto sobre o ar, vamos ver dois vídeos que explicam de onde vem o vento e os movimentos na atmosfera. 
Divirtam-se!

  
Por hoje é só pessoal!
Até mais!
  • Aula do dia 21 de maio (quinta-feira)
Boa tarde, amores!

Tudo bem?

Na aula de hoje vamos copiar no caderno um texto complementar.

É um texto sobre o ar. Nossa próxima matéria no livro. 
o AR
   O ar é muito importante para a nossa vida e a de diversos outros seres vivos. Graças ao ar, por exemplo, podemos respirar.
    Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar.

   O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.

   Além dessas substâncias e de outras, que estão em menor quantidade, o ar também apresenta gotículas de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias e outros micro-organismos.
Algumas partículas e micro-organismos podem fazer mal ao nosso corpo. Elas, quando se juntam ao muco produzido nas narinas, formam a famosa meleca de nariz.

   Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).
    O ar também é importante por vários outros motivos. Graças a ele:

- Quando em movimento, podemos ter uma sensação agradável de frescor;
- Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas vocais;
- Os ventos permitem a dispersão de sementes;
- As chuvas podem ser distribuídas;
- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor;
- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.

   Quando a qualidade do ar não está boa, podemos desenvolver problemas de saúde. As doenças provocadas pelos micro-organismos são um exemplo. Nesse caso, elas geralmente ocorrem quando esses seres vivos não foram filtrados pelo nariz, ou foram para dentro do corpo pela boca. A fumaça liberada por carros e indústrias também podem provocar problemas, como alergias e intoxicação.

    Por esses motivos é que merecemos um ar de qualidade!

Texto de Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Até mais! 
  • Aula do dia 19 de maio (terça-feira)
Oi, lindezas!

Boa tarde!

Corrijam as atividades da aula anterior.

Na aula de hoje vamos ler as páginas 64 e 65. Depois façam a atividade da página 66 e 67. Não é preciso fazer a atividades números 2 e 5. 

Um abraço! Até quinta!
  • Aula do dia 14 de maio (quinta-feira)
Como vão, pessoal?!

Vamos estudar? Peguem o livro e o caderno de ciência e “bora lá”?!
Agora que vocês já leram as páginas do livro e assistiram ao vídeo sobre a água e suas mudanças de estado físico, vamos fazer atividades?!

Vocês devem fazer a atividade da página 63 e a atividade da folha que deixarei aqui em baixo.
Caprichem e qualquer dúvida me chamem.

Um beijo!

  • Aula do dia 12 de maio (terça-feira)
Oi, gente!

Na aula de hoje vamos continuar estudando sobre a água.

Vamos ver os estados físicos da água. 
Leiam as páginas 58, 60, 61 e 62. 
Depois assistam ao vídeo.
Bons estudos!
Até quinta!
 
  • Aula do dia 07 de maio (quinta-feira)
Olá, pessoal!



Na nossa aula de ciências hoje vocês devem fazer a experiência da página 51 do livro e responder as questões da atividade. Vocês precisaram da ajuda de um adulto. Essa atividade será avaliativa e vocês devem me mandar a foto do relógio de água de vocês pronto. As fotos podem ser enviadas até quinta-feira que vem dia 14 de maio. Ok? Meu número de whatsApp é 98835-7458 e meu e-mail é alineaugusto89@gmail.com.

Até segunda! 
  • Aula do dia 05 de maio (terça-feira)
Olá, 4º ano!

Na aula passada lemos as páginas 54 e 55, na aula de hoje vamos fazer a atividade da página 57 (Não é necessário fazer a atividade número 5).

Assistam ao vídeo abaixo que explica como é realizado o tratamento da água para que ela chegue limpa em nossas casas. 


_______________________________________________

Abril

Olá! Aqui nessa página vocês irão encontrar as atividades de ciências! Assistam ao vídeo e contem comigo!
 Um grande abraço e bons estudos! Vocês são muito especiais! 

  • Aula do dia 07 de abril (terça-feira) 
Olá 4º ano!

Vamos iniciar nossa aula de ciências. Assistam ao vídeo, leiam as páginas 36 e 37 do livro e façam as atividades. Bons estudos! 



Até a próxima aula! Adoro você!

  • Aula do dia 14 de abril (terça-feira) 
Olá, 4º ano! Boa tarde!

Estou com saudades!

Na aula de hoje vamos começar a estudar o solo. Assistam ao vídeo da professora Rafaela, entendam um pouco mais, depois leiam as páginas 40 e 41 e façam a atividade da página 42. (Na página 42, não é necessário fazer as atividades números 1 e 5).




Bons estudos! Até quinta! 


  • Aula do dia 16 de abril (quinta-feira) 
Oi crianças, tudo bem?

Agora que já corrigiram o dever, vamos iniciar a aula de hoje, continuaremos estudando o solo. Erosão e desertificação. 

Leiam as páginas 44 e 45, façam a atividade da página 46. Bons estudos! 


         Beijos!!!
  • Aula do dia 23 de abril (quinta-feira) 
Oi gente!

Vamos iniciar mais uma aula de ciências? Gostaram das atividades da semana passada? Espero que sim.

Na aula de hoje vocês vão ler as páginas 47 e 48 e fazer a atividade que deixarei aqui em baixo.

A atividade da página 49 faremos juntos em sala quando retornarmos. Ok?

Até a próxima semana!
  • Aula do dia 28 de abril (terça-feira) 
Oi crianças!

Corrigiram a atividade da aula anterior?

Então, vamos lá?!

Na aula de hoje vamos começar a estudar sobre a água.

Leiam as páginas 50 e 52 e façam a atividade da página 53.


Até quinta!🙋


  • Aula do dia 30 de abril (quinta-feira) 
Ei crianças.Saudades!


Corrigiram a atividade da página 53? Que bom!

Na aula de hoje vamos ler as páginas 54 e 55.

Amanhã é feriado, dia do trabalho.


Descansem! 

Até segunda!!!💗💖

Pessoal, essas foram nossas atividades do mês de abril. 
Para facilitar a visualização do blog, as atividades do mês de maio estarão na parte superior da página. O que fizemos no mês de abril continuará registrado aqui. Um beijo!




16 comentários:

  1. Oi Duda, que bom que fica ansiosa. Eu tbm fico. É muito bom estar om vocês! Saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. oi tia

    e o:samuel
    ## melho tias do mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel. Saudades!
      Você é muito especial, obrigada pelo carinho!

      Excluir
    2. a sinhora tambem tia

      Excluir
  3. to doido para a guarentena acabar para ver vcs de novo

    ResponderExcluir
  4. oi Tia!
    Na aula do dia 14 de julho, não é um texto é um textão! amei!
    bjs
    ASS:Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com saudades amei a aula do dia 14 de julho e de todas as utras aulas que vc já colocou no blog. Dee ciênciase matemática!
      bjss
      ASS: Marina

      Excluir
    2. escrevi um pouco errado desculpa

      Excluir
    3. Oi Marina, bom dia!
      Que bom você gostou. Fico muito feliz com seu retorno.
      Continue essa menina dedicada e brilhante.
      Saudades!!! Manda um beijo para seu irmão.

      Excluir
    4. Obrigada Tia, mando sim, BJSSSS

      Excluir
  5. e verdade e como nao ta chovendo o nosso nariz esta ruim ne tia?

    :samuel

    ResponderExcluir
  6. tia, eu não entendi na aula de hoje ja lemos sobre os vertebrados

    ResponderExcluir