Blog criado para as turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do Centro Educacional Saber é Viver. Aqui serão colocadas atividades e informações para os alunos das professoras Cristiane, Aline, Mariana e Fabiana.
Ciências 4º ano
DEZEMBRO
______________________
Aula do dia 22/12/2020(quinta-feira)
Oi, meu amores!
Hoje finalizamos nossa matéria de ciências.
Assistam ao vídeo abaixo.
Agora, leiam as páginas 186, 187, 188, e 189. Depois façam
as atividades 1, 2, 3 e 4 das páginas 190 e 191.
Obrigada pela parceria e confiança.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Adoro vocês!!!!
Aula do dia 17/12/2020(quinta-feira)
Boa tarde, pessoal!
Na aula passada vocês fizeram as atividades das páginas 182
e 183, confiram suas respostas no gabarito.
Hoje vocês devem fazer as páginas 184 e 185 (Não é preciso
fazer a questão número 9).
Qualquer dúvida me chame!
Até mais!
Aula do dia 10/12/2020(quinta-feira)
Boa tarde, turma!
Nas últimas aulas, vimos algumas doenças que são causadas por vermes.
Hoje veremos as doenças
causadas por fungos, vírus e bactérias, os microrganismos.
Leiam as páginas 175, 176,
177, 178, 179, 180. Depois façam as atividades das páginas 182 e 183.
Bons estudos!
🌸🌸🌸🌸🌸
Aula do dia 08/12/2020(terça-feira)
Olá,
galerinha!
Hoje
a nossa aula é pela plataforma Plurall. Corrigiremos a revisão de ciências para
atividade avaliativa.
Aguardo todos vocês as 16h.
Até
logo!
💖💖💖💖
Aula do dia 03/12/2020(quinta-feira)
Oi, turma!
Hoje vamos conhecer algumas doenças que são causadas por
vermes e que podem ser muito prejudiciais a nossa saúde.
Leiam as páginas 170, 171, 172, 173 e façam as atividades da
página 174.
Vejam o vídeo abaixo e entendam um pouco mais sobre as
verminoses.
Obs: Na segunda-feira deixarei aqui a revisão para atividade
avaliativa, a revisão será corrigida na aula de terça-feira, dia 8 de dezembro.
Bom fim de semana!
💚💛💚💛💚💛
Aula do dia 01/12/2020(terça-feira)
Olá, galerinha!
Na aula de hoje vamos ver o que é o saneamento
básico.
Leiam as páginas 164, 165 e 166 do livro e
faça as atividades da página 167.
Assistam ao vídeo abaixo e saibam um pouco
mais sobre o assunto.
Ótima tarde de estudos!
Beijos!
😍😘🌹🌻
__________________________
NOVEMBRO
_____________________________________________
Aula do dia 26/11/2020(quinta-feira)
Boa tarde, lindezas!!!
Hoje é o nosso trabalho de
ciências. Ele já está na plataforma Plurall, ele ficará disponível de 13h as
20h. Não deixem para última hora.
Acredito em vocês!
Aula do dia 24/11/2020(terça-feira)
Boa tarde, turma!
Na aula de sexta, começamos a
conversar sobre o nosso corpo e a nossa alimentação, continuaremos com este
assunto na aula de hoje.
Leiam as páginas 157, 158, 159,
161 e 162. Depois façam as atividades das páginas 160 e 163 (Escreva a resposta
da atividade número 2 no caderno).
Assistam ao vídeo abaixo e saibam
mais um pouquinho.
Bons estudos!
Aula do dia 19/11/2020(quinta-feira)
Boa tarde!
Olá, galerinha!
Nossa aula hoje é interativa pela
plataforma Plurall.
Não se esqueçam do livro.
Aguardo vocês as 16h.
Até mais!
✌✌✌✌✌
Aula do dia 17/11/2020(terça-feira)
Boa tarde!
Na aula de hoje, vamos conhecer
os sistemas do corpo humano.
Assistam ao vídeo abaixo.
Na aula de quinta-feira, que será
pela plataforma Plurall, conversaremos mais sobre esse assunto.
Até quinta!
Aula do dia 12/11/2020(quinta-feira)
Olá, galera!
Não se esqueçam de corrigir as
atividades das páginas 143 e 144.
Hoje vamos estudar os músculos e
os ossos do corpo humano.
Assistam ao vídeo abaixo, depois
leiam as páginas 145, 146, 147 e 148, para finalizar façam as atividades da
página 149.
Até mais!
Aula do dia 10/11/2020(terça-feira)
Olá, pessoal!
Hoje vamos começar a estudar o
ser humano.
Leiam as páginas 140, 141, 142 e
façam as atividades das páginas 143 e 144.
Bons estudos!!!
Aula do dia 05/11/2020(quinta-feira)
Olá, pessoal!
Na aula de hoje vocês farão o
trabalho de Ciências na plataforma Plurall.
O trabalho estará disponível de
13h as 20h.
Façam com calma e atenção.
Bom trabalho!
______________________
Outubro
_______________________________________________
Aula do dia 22/10/2020(quinta-feira)
Olá, pessoal!
Nossa aula hoje é revisional para
a atividade avaliativa de ciências, amanhã.
Aguardo todos vocês as 15h na
plataforma Plurall.
Estejam com a revisão pronta.
Até logo!
Aula do dia 13/10/2020(terça-feira)
Oi, meus amores!
Na aula de hoje, vamos como o ser
humano convive e se relaciona com os outros animais.
Leiam a página 134 e façam a
atividade da página 135.
Abaixo está a nossa revisão para atividade avaliativa de ciências, ela pode ser feita até dia 22 de outubro.
Qualquer dúvida me procure!
Bons estudos!
Aula do dia 08/10/2020(quinta-feira)
Boa tarde!
Turminha na aula de hoje,
continuaremos vendo sobre a cadeia alimentar, leiam a página 131, 132 e façam a
atividade da página 133.
Saudades!
Aula do dia 06/10/2020(terça-feira)
Oi turminha linda!
Vamos continuar falando sobre a
importância dos seres vivos. Hoje veremos a cadeia alimentar.
Leiam a página 128 e façam as
atividades da página 129 e 130.
Assistam ao vídeo abaixo e saibam
mais sobre a cadeia alimentar.
Façam com atenção, acredito em
vocês!
Beijinhos
Aula do dia 01/10/2020(quinta-feira)
Olá, amores!
Nossa aula de hoje é em tempo
real pela plataforma Plurall. Aguardo todos vocês as 16h.
Estejam com o livro de ciências
em mãos.
Até mais!
______________________________________
Setembro
__________________________________
Aula do dia 29 de setembro (terça-feira)
Boa tarde, galerinha linda!
Não se esqueçam de corrigir as
atividades da aula anterior.
Na aula de hoje vamos ver a
reprodução dos animais.
Leiam as páginas 122 e 123 do
livro, depois façam as atividades da página 124.
Qualquer dúvida, não hesite em me
chamar.
Ótimos estudos amores!
Aula do dia 24 de setembro (quinta-feira)
Oi, gente!
Não se esqueçam de corrigir a
atividade da aula passada.
Hoje vamos ver os animais
invertebrados.
Leiam as páginas 118 e 119.
Depois façam as atividades das páginas 120 e 121.
Qualquer dúvida é só chamar!
Beijinhos!!!
Aula do dia 22 de setembro (terça-feira)
Oi galera, boa tarde!
Na aula de hoje vamos fazer
atividade sobre os animais vertebrados.
Leiam as páginas 116, 117 e 118,
a leitura delas ajudará na realização das atividades.
Bons estudos meus amores!
Aula do dia 17 de setembro (quinta-feira)
Olá, lindezas!
Nossa aula de hoje é em tempo
real pela plataforma Plurall. Aguardo todos vocês as 16h.
Estejam com o livro de ciências.
Até mais!
Aula do dia 15 de setembro (terça-feira)
Olá, turma!
Na aula de hoje vamos começar a
estudar os animais.
Assistam ao vídeo abaixo e depois
façam as atividades da página 115.
Até mais!
🌺🌺🌺🌺
Aula do dia 10 de setembro (quinta-feira)
Oi, pessoal!
Nossa aula de hoje é em tempo
real pela plataforma Plurall. Aguardo todos vocês as 16h.
Estejam com o livro de ciências.
Até logo!
Aula do dia 08 de setembro (terça-feira)
Olá, meus amores!
Descansaram no feriado? Espero
que sim.
Na aula de hoje, vamos ver a
função da flor.
Leiam as páginas 106 e 107 e
façam a atividade das páginas 108 e 109.
Assistam ao vídeo abaixo e saibam
mais sobre a polinização.
Continuaremos falando sobre esse
assunto na nossa aula em tempo real na quinta-feira.
Bons estudos!
🌷🌷🌷🌷🌷🌺🌺🌺🌺🌺
Aula do dia 02 de setembro (quinta-feira)
Oi, pessoal!
Boa tarde!
👉Vamos continuar estudando sobre
as plantas, veremos o que é a fotossíntese. Assistam ao vídeo abaixo,
depois leiam as páginas 102 e 103 e façam as atividades das páginas 104 e 105.
Façam a experiência da atividade
número 1. Vocês vão gostar!
Até logo!
____________________________________
Aula do dia 01 de setembro (terça-feira)
Olá, amores!
Boa tarde!
Na aula de hoje vocês farão o
trabalho ciências.
Nosso trabalho está na plataforma
Plurall e estará disponível de 13h as 20h.
Nossa aula de hoje é em tempo
real pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês as 16h.
Estejam com o livro de ciências
em mãos.
Até logo!
Aula do dia 21 de julho (terça-feira)
Boa tarde!
Na aula de hoje vamos ler as páginas 84, 85 e 86 do livro de
ciências.
Acredito em vocês!
Até quinta!
Aula do dia 16 de julho (quinta-feira)
Boa tarde!
Tudo bem com vocês?
Na aula de hoje vamos ler as
páginas 79, 80, 81 e 82. Depois vocês devem fazer as atividades da página 83. (
Não é necessário fazer a atividade número 4).
Assistam aos vídeos abaixo e
saibam um pouco mais.
Até segunda!
Aula do dia 14 de julho (terça-feira)
Olá amores, boa tarde!
Na aula de hoje vamos copiar um texto sobre os Recursos
Naturais.
Assistam ao vídeo abaixo com um recadinho para vocês e depois copiem.
Texto↧↧↧↧
Recursos
naturais
Podemos chamar de
recursos naturais todos os elementos disponibilizados pela natureza que podem
ser utilizados pelas atividades humanas. Dessa forma, as florestas, o solo, a
energia solar, o movimento dos ventos, os animais, os vegetais, os minérios,
a água e muitos outros são recursos naturais, pois a sociedade utiliza-os
economicamente.
Inicialmente, o
ser humano mantinha uma relação de equilíbrio com a natureza. Porém, com o
tempo, foram sendo desenvolvidas técnicas de acúmulo e plantio que permitiram
ao homem que fizesse maiores transformações sobre o meio e também sobre o
espaço geográfico.
Existem
diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da
agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras
atividades socioeconômicas.
Com o passar dos
milênios, as diferentes técnicas foram
aprimorando-se, e as sociedades foram desenvolvendo formas de apropriar-se
mais e melhor dos elementos da natureza, o que intensificou a exploração dos
recursos naturais. Essa utilização cada vez maior desses recursos poderá,
futuramente, resultar em sua extinção.
Para melhor
entender essa questão, os recursos naturais são classificados em renováveis e
não renováveis:
Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome
indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou
aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por
exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).
Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que
não possuem capacidade de renovar-se ou que a renovação é muito lenta,
levando milhares de anos para ser concluída. É o caso do petróleo, que leva
um longo período geológico para formar-se, mas é retirado rapidamente graças
ao desenvolvimento de técnicas específicas. Os minérios em geral (ouro,
cobre, ferro e outros) são exemplos de recursos não renováveis que podem
esgotar-se no futuro.
É válido lembrar
que até mesmo alguns dos recursos renováveis poderão se tornar mais escassos
caso sejam utilizados indevidamente. A água, mesmo se renovando, pode acabar,
pois o ser humano só pode consumir a água potável, que se diminui cada vez
mais com a poluição dos rios e dos recursos hídricos em geral. O solo, por
sua vez, caso não seja preservado, também pode tornar-se improdutivo. As
florestas sofrem com o avanço do desmatamento pelo mundo, de modo a
prejudicar ainda mais a disponibilidade dos bens por elas fornecidos.
Texto de:
Rodolfo F. Alves Pena
Até quinta!
Aula do dia 09 de julho (quinta-feira)
Oi, lindezas!
Nossa aula de hoje é em tempo
real pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês as 16h.
Estejam com o livro de ciências.
Não se esqueçam de conferir o
gabarito da atividade da aula anterior.
Até logo!
Aula do dia 07 de julho (terça-feira)
Oi gente!
Lembraram de corrigir a atividade da aula anterior?
Na aula de hoje continuaremos estudando sobre o ar.
Leiam as páginas 76 e 77, depois façam a atividade da página
78.
(Não é necessário fazer a atividade número 5).
Conversaremos mais sobre o que vão fazer na aula de hoje na
quinta-feira, na nossa aula em tempo real pela plataforma Plurall.
Bons estudos!
Aula do dia 01 de julho (quinta-feira)
Boa tarde, turma!
Na aula de hoje vamos ler a
página 74 e fazer as atividades da página 75.
Conversamos sobre o assunto da
atividade na nossa aula em tempo real semana passada. Lembram?
Qualquer dúvida é só me chamar.
Acredito em vocês!
____________________________________ Junho
Meus amores, estou morrendo de saudades!
Que este novo mês seja repleto de realizações,
alegrias e muitos aprendizados.
________________________________________
Aula do dia 30 de junho (terça-feira)
Olá pessoal!
Hoje é o nosso trabalho de
ciências. Ele já está na plataforma Plurall, ele ficará disponível de 13h as
20h. Não deixem para última hora.
Acredito em vocês! Bons estudos!
Aula do dia 25 de junho (quinta-feira)
Oi 4º ano, boa tarde!
Hoje a nossa aula de ciências
será na plataforma, estejam com o livro de vocês em mãos.
Aguardo todos as 16h. Lembrem-se,
vocês precisam entrar na plataforma Plurall e ir no link aula digital.
Estarei
aguardando vocês!
Já estou ansiosa!
Beijinhos
Aula do dia 04 de junho (quinta-feira)
Olá, lindezas! Boa
tarde!
Vamos continuar nossa aula revisional. Assistam ao vídeo e
façam a atividade.
Lembrem-se, a correção das revisões será feita na nossa aula
on-line que será marcada com antecedência.
Saudades!!!❤❤❤❤❤❤
Aula do dia 02 de junho (terça-feira)
Boa tarde, 4º ano!
Vamos iniciar nossa aula revisional para as atividades
avaliativas.
Assistam ao vídeo e façam a atividade.
Qualquer dúvida, já sabe! Me chama!
Abraços
________________________________ Bem-vindo Maio!
Olá lindos e lindas!
Agora as atividades do mês estarão aqui, na parte superior da página. Assim, vocês encontrarão as atividades com mais rapidez e agilidade. Continuem se dedicando e contem conosco! Estou morrendo de saudades!
_____________________________________________
Aula do dia 28 de maio (quinta-feira)
Oi, turminha!
Gostaram dos vídeos da aula anterior? Espero que sim.
Hoje vamos continuar estudando sobre o ar.
Leiam as páginas 69, 70 e 71 e façam as atividades das páginas
72 e 73
(Não é necessário fazer
as questões números 4, 5 e 6)
Até segunda lindezas!
Aula do dia 26 de maio (terça-feira)
Olá, lindos e lindas!
Agora que já copiamos o texto sobre o ar, vamos ver dois vídeos
que explicam de onde vem o vento e os movimentos na atmosfera. Divirtam-se!
Por hoje é só pessoal!
Até mais!
Aula do dia 21 de maio (quinta-feira)
Boa tarde, amores!
Tudo bem?
Na aula de hoje vamos copiar no caderno um texto complementar.
É um texto sobre o ar. Nossa próxima matéria no livro.
o AR O ar é muito
importante para a nossa vida e a de diversos outros seres vivos. Graças ao ar,
por exemplo, podemos respirar.
Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama
ar.
O ar não pode ser tocado, e geralmente
não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O
gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás
oxigênio e o gás carbônico.
Além dessas substâncias e de outras, que estão em menor quantidade, o ar também apresenta gotículas de água,
poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias e outros micro-organismos. Algumas partículas e micro-organismos podem
fazer mal ao nosso corpo. Elas, quando se juntam ao muco produzido nas narinas, formam
a famosa meleca de nariz.
Quando respiramos, esse ar vai para os
pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa
sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros
componentes do ar que não foram utilizados (expiração).
O ar também é importante por vários
outros motivos. Graças a ele:
- Quando em movimento, podemos ter uma sensação agradável de frescor;
- Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas
vocais;
- Os ventos permitem a dispersão de sementes;
- As chuvas podem ser distribuídas;
- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor;
- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.
Quando a qualidade do ar não está boa, podemos desenvolver problemas de
saúde. As doenças
provocadas pelos micro-organismos são um exemplo. Nesse caso, elas geralmente
ocorrem quando esses seres vivos não foram filtrados pelo nariz, ou foram para
dentro do corpo pela boca. A fumaça liberada por carros e indústrias também
podem provocar problemas, como alergias e intoxicação.
Por esses motivos é que merecemos
um ar de qualidade!
Texto de Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Até mais!
Aula do dia 19 de maio (terça-feira)
Oi, lindezas!
Boa tarde!
Corrijam as atividades da aula anterior.
Na aula de hoje vamos ler as páginas 64 e 65. Depois façam a
atividade da página 66 e 67. Não é preciso fazer a atividades números 2 e 5.
Um abraço! Até quinta!
Aula do dia 14 de maio (quinta-feira)
Como vão, pessoal?!
Vamos estudar? Peguem o livro e o caderno de ciência e “bora
lá”?!
Agora que vocês já leram as páginas do livro e assistiram ao vídeo
sobre a água e suas mudanças de estado físico, vamos fazer atividades?!
Vocês devem fazer a atividade da página 63 e a atividade da
folha que deixarei aqui em baixo.
Caprichem e qualquer dúvida me chamem.
Um beijo!
Aula do dia 12 de maio (terça-feira)
Oi, gente!
Na aula de hoje vamos continuar estudando sobre a água.
Vamos ver os estados físicos da água.
Leiam as páginas 58, 60,
61 e 62.
Depois assistam ao vídeo.
Bons estudos!
Até quinta!
Aula do dia 07 de maio (quinta-feira)
Olá, pessoal!
Na nossa aula de ciências hoje vocês devem fazer a experiência
da página 51 do livro e responder as questões da atividade. Vocês precisaram da ajuda de um adulto. Essa atividade será
avaliativa e vocês devem me mandar a foto do relógio de água de vocês pronto. As fotos podem ser enviadas até quinta-feira que vem dia 14 de maio. Ok? Meu número de whatsApp é 98835-7458 e meu e-mail é alineaugusto89@gmail.com.
Até segunda!
Aula do dia 05 de maio (terça-feira)
Olá, 4º ano!
Na aula passada lemos as páginas 54 e 55, na aula de hoje
vamos fazer a atividade da página 57 (Não é necessário fazer a atividade número
5).
Assistam ao vídeo abaixo que explica como é realizado o tratamento
da água para que ela chegue limpa em nossas casas.
_______________________________________________
Abril
Olá! Aqui nessa página vocês irão encontrar as atividades de ciências! Assistam ao vídeo e contem comigo!
Um grande abraço e bons estudos! Vocês são muito especiais!
Aula do dia 07 de abril (terça-feira)
Olá 4º ano!
Vamos iniciar nossa aula de ciências. Assistam ao vídeo, leiam as páginas 36 e 37 do livro e façam as atividades. Bons estudos!
Até a próxima aula! Adoro você!
Aula do dia 14 de abril (terça-feira)
Olá, 4º ano! Boa tarde!
Estou com saudades!
Na aula de hoje vamos começar a estudar o solo. Assistam ao
vídeo da professora Rafaela, entendam um pouco mais, depois leiam as páginas 40
e 41 e façam a atividade da página 42. (Na página 42, não é necessário fazer as
atividades números 1 e 5).
Bons estudos! Até quinta!
Aula do dia 16 de abril (quinta-feira)
Oi crianças, tudo bem?
Agora que já corrigiram o dever, vamos iniciar a aula de hoje,
continuaremos estudando o solo. Erosão e desertificação. Leiam as páginas 44 e
45, façam a atividade da página 46. Bons estudos!
Beijos!!!
Aula do dia 23 de abril (quinta-feira)
Oi gente!
Vamos iniciar mais uma aula de ciências? Gostaram das
atividades da semana passada? Espero que sim.
Na aula de hoje vocês vão ler as páginas 47 e 48 e fazer a
atividade que deixarei aqui em baixo.
A atividade da página 49 faremos juntos em sala quando
retornarmos. Ok?
Até a próxima semana!
Aula do dia 28 de abril (terça-feira)
Oi crianças!
Corrigiram a atividade da aula anterior?
Então, vamos lá?!
Na aula de hoje vamos começar a estudar sobre a água.
Leiam as páginas 50 e 52 e façam a atividade da página 53.
Até quinta!🙋
Aula do dia 30 de abril (quinta-feira)
Ei crianças.Saudades!
Corrigiram a atividade da página 53? Que bom!
Na aula de hoje vamos ler as páginas 54 e 55.
Amanhã é feriado, dia do trabalho.
Descansem!
Até segunda!!!💗💖
Pessoal, essas foram nossas atividades do mês de abril.
Para facilitar a visualização do blog, as atividades do mês de maio estarão na parte superior da página. O que fizemos no mês de abril continuará registrado aqui. Um beijo!
Oi Marina, bom dia! Que bom você gostou. Fico muito feliz com seu retorno. Continue essa menina dedicada e brilhante. Saudades!!! Manda um beijo para seu irmão.
Oi Duda, que bom que fica ansiosa. Eu tbm fico. É muito bom estar om vocês! Saudades!!!
ResponderExcluiroi tia
ResponderExcluire o:samuel
## melho tias do mundo
Oi Samuel. Saudades!
ExcluirVocê é muito especial, obrigada pelo carinho!
a sinhora tambem tia
Excluirsaudades beijo
ResponderExcluirSaudades enormes!!!
ResponderExcluirto doido para a guarentena acabar para ver vcs de novo
ResponderExcluirEu tbm viu?!
Excluiroi Tia!
ResponderExcluirNa aula do dia 14 de julho, não é um texto é um textão! amei!
bjs
ASS:Marina
estou com saudades amei a aula do dia 14 de julho e de todas as utras aulas que vc já colocou no blog. Dee ciênciase matemática!
Excluirbjss
ASS: Marina
escrevi um pouco errado desculpa
ExcluirOi Marina, bom dia!
ExcluirQue bom você gostou. Fico muito feliz com seu retorno.
Continue essa menina dedicada e brilhante.
Saudades!!! Manda um beijo para seu irmão.
Obrigada Tia, mando sim, BJSSSS
Excluire verdade e como nao ta chovendo o nosso nariz esta ruim ne tia?
ResponderExcluir:samuel
tia, eu não entendi na aula de hoje ja lemos sobre os vertebrados
ResponderExcluiroi tia
ResponderExcluir